Dia 08 de abril é dia mundial de combate ao câncer.


Dia 08 de abril é dia mundial de combate ao câncer. No dia 08 de abril de 2016 eu tinha esse cabelo, que cortei um pouco antes de começar a quimioterapia, a primeira sessão foi dia 05 de abril desse mesmo ano. 20 dias depois ele caiu, quase todo. Eu, que passei praticamente 30 anos de cabelos longos, sofri. Quem me conhece de perto sabe o quanto eu era apaixonada pelo meu cabelão. Foi uma experiência única, impossível de descrever, muito trágica, inesquecível. Mas foi só uma das dores e questões com quais eu lidava naquele momento, e eram tantas e tão complexas, que perder esse corte de cabelo lindo (sério, quando experimentei ter cabelos curtos eu me apaixonei!) nem foi o maior dos problemas.
Contei isso para enfatizar o quanto eu não desejo a ninguém passar pelo que essa doença causa, da queda do cabelo às demais transformações que ela impõe. Um dia pra a gente lembrar de combater essa doença é importante sim. Para que as instituições se mobilizem, o acesso a melhores condições de vida/ saúde e de tratamentos aconteça, e para cada um de nós nos darmos conta de que podemos colaborar pra que doenças como essa sejam menos prováveis de acontecerem conosco, adotando hábitos saudáveis em geral.
O câncer é ainda um mistério em vários aspectos, e ainda que muito já tenhamos avançado, resta tanto a fazer. Atente-se.