Esperançar...

 

Esperança é a capacidade de esperar, e esse exercício se faz tão necessário nos tempos de agora. Um desafio para a maioria de nós, que vive numa velocidade frenética, correndo pra chegar não sei onde, ganhando tempo pra ter mais tempo pra ganhar mais tempo. Mas pra que? Por quem? Não pausamos, não silenciamos para encontrar essas justificativas, só servimos cegamente ao sistema, o ritmo é o das máquinas. Precisa de tragédia pra abrirmos os olhos.
Não é fácil, sou ansiosa e muito mental, opero na projeção, em geral estou no passado ou no futuro, já matutando o que vem lá. Então é complicado viver uma situação que impõe restrições e adaptações, sem saber quando será possível retomar os projetos, você também não acha?
Mas hoje, pensando no "até quando", lembrei da experiência de "esperançar" mais intensa pela qual passei, que foi quando tive câncer. Aquilo alí sim foi um intensivão do que é ter esperança, e do que é ter que se conformar com viver o presente e o que ele apresenta.
Lembrei das sessões de quimio, do meio pro fim o sistema imunológico já estava tão fragilizado que acontecia de ir até o hospital, viajando os mais de 200km, e ao chegar, após um exame de sangue, ser informada de que não seria possível aplicarem a medicação, ou seja, teria que ir embora, me reabilitar, e voltar após mais uma semana para verificarem se já estaria apta a recebê-la. Imagina, você contando os minutos pro pesadelo passar, mas não podendo controlar ou agilizar o processo. Só confiar. Ter fé. Se conformar, acreditar, esperar. Esperança.
Passou. Tudo passa. Isso também vai passar. Vai passar, mas não passaremos ilesos. Não seremos nunca mais aqueles que fomos, mas isso é quando tem pandemia ou não, é sempre, que essa é a dinâmica da vida. Espere tudo, menos estabilidade, pois isso é ilusão. Mas acredite no que vem, é sempre mais incrível do que aquilo que você poderia ter imaginado.
Tá tocando Belchior e esse trecho nem parece ter conexão com o que escrevo, mas de novo chorei ao ouvir, então lá vai. "Ora direis, ouvir estrelas, certo perdeste o senso, e eu vos direi, no entanto: enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, eu canto."
Acredite. E fora bolsonaro.

Comentários