Exausto?


Não sei vocês mas ando me sentindo completamente saturada de conteúdos que se pretendem emancipadores veiculados especialmente nas redes sociais, que visam promover autoconhecimento ao trazer novas perspectivas mas de verdade são mal embasados, conceitos rasos, e por vezes até mesmo equivocados.

"Gurus novaeristas" ou "coachs de fracasso", seus disseminadores usam combos de palavras-chave de caráter motivacional de forma despudorada, termos bonitos que encantam os mais ingênuos, o que é triste por que me soa fundamentalmente como exploração do sofrimento alheio via proposições ilusórias, cujo intuito evidente é de auto-promoção.

Hoje vi uma colagem da @jubrunes que adorei e que mexeu comigo, e dizia "não deixe que o seu ego seja maior que a sua vontade de mudar as coisas". É isso, o que te move quando você se expressa como um disseminador de ideias? Altruísmo ou vaidade? Pense bem.

Busco cada vez mais tomar cuidado com relação a isso, escrevi um livro-testemunho, o Não se acostume com a vida, a partir de um câncer que me desestabilizou totalmente e portanto sei que ele inspira pessoas que passam por algo semelhante. O livro traz informações que me salvaram a vida e a vontade de viver, e por isso quis colocá-las à disposição, mas não é sobre mim, e não preciso que seja por mim. Quero que ele exista apesar de mim, aliás.

Quanto a esse perfil, a intenção é divulgar o livro e registrar novas reflexões a partir do que ele propõe, mas não quero ser refém desse projeto e nem que ele sirva pra eu não ser esquecida, como sinto ser o medo de quem cria conteúdo hoje. Tem dias que penso que devia postar mais, mas depois percebo que essa demanda é "de fora", por que aqui, eu comigo mesma, ando numa fase de transição que tem pedido silêncio e pausa, então seria incoerente manter uma regularidade intensa de posts feitos de quase nada, mais do mesmo.

O isolamento fez a internet ser de uma vez por todas o canal de comunicação e de negociação das pessoas, e aí virou um salve-se quem puder medonho, mil lives sem sentido, textos sem razão, e verdades inviesadas. E o sofrimento das pessoas só aumenta, paradoxalmente.

Você também está exausto de fórmulas mágicas que não geram resultados efetivos, só aumentam a ansiedade e fazem nos sentirmos incompetentes e insuficientes? É preciso estar atento e forte, Caetano já aconselhava, por que já colonizaram tudo e agora as micropolíticas estão voltadas para explorar o subjetivo, o reduto que faltava, e sugar tudo dele, tudo de nós. Extrativismo do sutil. Crueldade requintada. Cuide-se.
Em você estão todas as respostas, calma.

 

Comentários