Nutrir.


Noite passada sonhei que amamentava uma criança. Lembro da imagem e da sensação de que talvez não fosse minha, mas que meu bebê estava pra chegar, trazido por outra mulher que também o amamentava. Era como se fôssemos duas mulheres que amamentávamos o filho uma da outra. Achei tão significativo.

Era a mama esquerda, a que ainda pode produzir leite. Na outra não existem mais glândulas, foi preciso esvaziar, o tumor era grande. Até o mamilo teve que ser reconstruído cirurgicamente.

Além disso, quimioterapia causa menopausa precoce. O ciclo menstrual não é preciso, oscila muito em periodicidade e fluxo, e não sei se sou tão fértil quanto seria se não tivesse feito quimio, que pode causar infertilidade. A medicação que tomo também desregula o ciclo.

Até congelamento de óvulos fiz, fui aconselhada caso desejasse engravidar um dia. De verdade eu não pensava nisso naquele momento, mas quando te falam que na dúvida é melhor garantir é por que provavelmente o efeito pode ser devastador. E pode.

Fazia 3 meses que eu não menstruava. Noite passada sonhei que amamentava e hoje acordei sangrando. Esse corpo que sou e que é tão sábio, para além do que a consciência acessa e o ego identifica, adora surpreender. E eu acho bonito seu funcionamento, suas soluções, os jeitos que dá com os recursos que tem.

Era o filho de outra que eu amamentava, mas ela amamentava o meu, mulheres alimentam a humanidade. Concreta e simbolicamente.

Não sei de verdade se irá acontecer de ficar grávida um dia, caso eu queira e quando puder, isso se não for completamente desaconselhado pelos médicos. Não sei se o corpo estará apto, mesmo que seja pra que um óvulo fecundado possa ser implantado e se multiplicar. Mas mãe eu serei. Aliás, mãe eu já me sinto. Dos meus afilhados, minhas plantas, minha família, do que idealizo e concretizo, dos outros, de mim, desse corpo mágico, todo dia a operar milagres.

Aprendi que mãe é arquétipo e você pode ser uma mãe no mundo, tendo filhos (mesmo que adotivos) ou não, e isso fez todo sentido. Quero poder nutrir outras mulheres e suas crias, criações, e ser nutrida por elas.

Enquanto eu respirar, amar, devir mãe.

〰️

Mamis @magalibcsa, te trago comigo ♡

 

Comentários