Dançamos.


Vivemos numa sociedade regida pela ideia de que envelhecer é fracassar, como se pudéssemos fugir disso. Ressaltam os aspectos ruins, e nos fazem crer que amadurecer não traz vantagens.

Mudanças e limitações inevitavelmente acontecem, nada mais inerente à vida, e a gente vai ter que encarar a realidade sem fantasia, e aprender a administrar a ansiedade gerada, por que viver é curto e se ainda por cima for pesado, aí não tem sentido.

Sem querer romantizar demais, que eu já sinto algumas dessas consequências no auge dos meus 36, já lamento, já desencorajo às vezes. Mas preciso não me esquecer de que nunca me senti mais eu do que agora.

Isso é conquista. Dá trabalho, medo, dói, demora, custa.

Mas eu escolhi, e acionei, já dei os primeiros passos. Na verdade já caminhei bastante no sentido dessa reapropriação e (r)evolução, mas a estrada é longa, então fôlego.

Não é bem que eu caminho rumo ao que sou, coisa de essência a acessar, que não me convence supor que existe algo pronto, imutável, estático, a "me" esperar, e eu perdida de mim mesma. Escolho não acreditar que sou só parte de mim, por que sou inteira em tudo que faço sempre que posso. Fazer o possível é fazer o melhor.

Nunca digeri direito a coisa de achar "meu" "propósito", então optei por não transformar minha vida numa gincana. Tá aí, uma das coisas boas de amadurecer, sermos mais generosos conosco. Tá tudo certo, vou no meu ritmo e páro pra respirar e ver a paisagem sempre que preciso. Minha vida não é maratona, é passeio.

Então eu já sinto saudades de ser jovem, mas já que não dá pra escapar eu quero crescer e aparecer e envelhecer com dignidade, e achando graça. Por que todas as vivências, experiências, trocas, conexões, reformulações e transmutações vividas têm dado origem a uma subjetividade única, autêntica, própria, da qual me orgulho, com a qual me divirto.

Curtir ser você é importante.

Ainda que provisório.

Temporários.

Verdades cristalizadas são pedras no caminho.

Fluída

Água

Inconstante

Ar

Imprevisível

Fogo

Fértil

Terra

Som

Sal

Sol

Não demora e meu sol dá mais uma volta. A girar, dançamos.

〰️

Uma coisa nomeada é uma coisa morta.

Eu, sigo viva.

 

Comentários