Pacto.


Hoje é Dia Mundial do Câncer, data criada pela UICC (União Internacional para o Controle do Câncer). Essa campanha visa promover conscientização sobre questões relacionadas à doença, e o tema #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou) segue sendo o lema.

Acho uma proposição incrível por que os pacientes oncológicos, especialmente, precisam desse tipo de motivação, de encorajamento. Como abordo no meu livro, sofremos muito com o impacto não só físico mas também emocional, mental, social, afetivo, enfim, em todas as esferas que nos constituem, em decorrência do câncer, uma doença tão estigmatizada. Entendimentos diversos atribuem muitas vezes uma parcela de culpa ao paciente que desenvolve essa doença, consideravelmente maior quando comparada a outras enfermidades, o responsabilizando pelo ocorrido, provavelmente pela própria complexidade em questão.

Uma campanha que propõe que, mesmo sendo pacientes oncológicos, "somos" e "vamos", nos autoriza a seguirmos acreditando que podemos sim sonhar e concretizar, sendo dignos tanto quanto qualquer um de usufruir das oportunidades e privilégios que a vida pode oferecer. Por que muitos de nós perdemos essa confiança de que podemos (planejar, projetar, fantasiar) e a crença de que conseguimos (tornar realidade, concretizar metas, atingir objetivos). O medo da finitude também nos tira um pouco a esperança.

Mas sim, você pode. Se ninguém te disse antes, reafirmo: você pode! Todos podemos, querer e nos sentirmos merecedores, independentemente da doença que temos ou tivemos, ou de qualquer coisa. Pois isso é dignidade, e dignidade é direito, é pra todos. Você não é inferior em nenhuma medida, e você tem uma força de realização imensa, acredite.

Eu refaço o pacto comigo mesma diariamente, de que eu posso e eu consigo. Não é simples, o sistema coloca a gente pra baixo e se a gente não reagir, a tendência é sucumbir subjetivamente. Mas eu tenho sonhos (ainda que algumas das ilusões mais ingênuas venham se dissipando conforme amadureço), e uma alegria de viver e conhecer que me impulsiona. EU SOU LIVRE, e EU VOU ALÉM dos meus limites, um pouco a cada dia, conectada comigo, com os outros, com o cosmos, fazendo dessa passagem meu passeio. Bóra?!

 

Comentários