Maternar.


Tenho sentido muitas saudades das minha avós, conforme o tempo passa mais falta sinto. Tenho chorado ao pensar nelas como não chorei quando se foram, um choro não de pesar mas emocionado, e é por que sinto que quanto mais amadureço, mais consigo me aproximar das mulheres que foram.
Não só enquanto avós, os cuidados e mimos que só as avós dão, mas elas enquanto mulheres que também tinham processos íntimos, desejos, idealizações, aspirações, preferências, assim como medos, angústias, mágoas e dilemas. Nunca foi fácil ser mulher, então empatizo com suas dores, equalizo-as com as minhas, somos distintas mas de certa forma continuidades. Toda carne de mulher é constituída da consistência de todas que vieram antes, e isso é muito forte.
Para que não se resuma só em incompreensão e melancolia, busco converter esses sentimentos, grande parte indecifráveis, em impulso para ser ao máximo leal à minha verdade, meus processos de emancipação rumo à mulher que quero ser. Por todas.
Não sei se serei mãe, embora sinta que sim, independentemente de como. Nunca foi um projeto, e hoje existem questões mais fortes que eu que trouxeram essa incerteza. Mas justamente conforme amadureço entendo o que é maternar (que não é só colocar alguém na Terra) com os exemplos que admiro, como minhas avós, minha mãe e outras mulheres incríveis, que maternam muitas vezes sem ter filhos.
Aprender sobre maternar tem feito eu cuidar com mais amor da criança que fui, acolhe-la e conduzi-la, e isso refaz quem sou hoje. Também aprendo a compreender melhor minha mãe, tornando nossa convivência mais amorosa, na medida em que reconheço-a como mulher para além da minha principal figura materna. Cuido melhor também da minha irmã, das amigas, das plantas, dos sonhos, enfim, sou mais doação conforme apreendo o que é maternar.
Maternidade compulsória é cruel, não podemos cair no conto de que mulher nasceu para procriar, isso é exercício de poder. Maternar é diferente, é abrangente e é uma contribuição fantástica que se pode dar ao mundo.
Toda reverência às mulheres que me compõem, gratidão pela entrega e integridade apesar dos pesares, como é comovente a admiração que sinto por vocês.

 

Comentários